Buscar
  • G3decora

14 erros comuns no uso de papel de parede na decoração e como evitá-los


Para que não haja erros na hora de deixar suas paredes ainda mais belas e decoradas, confira os equívocos mais comuns e as dicas da profissional para solucioná-los:




  1. Calcule: “calcule corretamente a metragem necessária. Um rolo cobre em média 2 metros quadrados, ele tem 50 centímetros de largura por 3 metros de comprimento. As pessoas sempre confundem e acham que um rolo possui 10 metros quadrados, comprando somente a metade do necessário”, instrui.

  2. Compre sempre a mais: “devido à necessidade de ‘casar’ os desenhos, os papéis estampados dão perda maior, de ao menos 10% a mais. Quando for comprar, lembre-se deste detalhe.”, orienta.

  3. Leve em consideração as portas e janelas: “não se esqueça de contar a porta ou janela em seu cálculo de metragem, pois se o papel for estampado, é preciso dar continuidade à estampa no pedaço de parede que houver acima ou abaixo do vão.

  4. Cuidado com papéis estampados: “cuidado com estampas muito fortes na frente do espelho, pois o mesmo vai dobrar o efeito e poderá causar algo diferente do desejado”, explica.

  5. Aproveite o espelho: “utilize este recurso para economizar na compra do papel, já que dependendo do papel escolhido, é possível aproveitar o efeito refletivo do espelho. Instale-o em paredes que serão refletidas e você irá ampliar o efeito do papel sem a necessidade de comprar mais material para isso”, adiciona.

  6. Esconda imperfeições na parede: “caso sua parede não esteja bem-acabada e lisa e você não tenha ou não deseja investir no conserto da mesma, alguns papéis e estampas disfarçam melhor as imperfeições”, comenta.

  7. Cuide da finalização: “caso deseje aplica-lo em toda a parede, sempre finalize o papel no rodapé, fica mais bonito e evita seu desgaste e mal acabamento”, sugere.

  8. Evite a poluição visual: “evite papel com grandes estampas atrás da televisão, pois o mesmo pode distrair e atrapalhar a visão do telespectador”, orienta.

  9. Escolha as estampas de acordo com os ambientes: “estampas muito fortes devem ser priorizadas em ambientes de uso não contínuo, para não gerar cansaço ou enjoar da mesma rapidamente”, propõe.

  10. Busque ajuda profissional: “o efeito do papel irá modificar de forma significativa o ambiente. Procure sempre que possível um profissional para lhe ajudar na escolha, evitando erros que comprometam a sensação de conforto”, aconselha.

  11. Solte sua imaginação: “aproveite para ousar com o papel, ele é de fácil remoção e possibilita trocas futuramente. Aproveite-se disso para escolher papéis temáticos, coloridos e altamente diferenciados. Se cansar, basta trocar. Fuja do básico, faça ambientes como sempre sonhou e depois basta modificá-los”, incentiva.


Devido à sua praticidade e principalmente à sua grande gama de opções, o papel de parede pode ser a melhor saída quando o assunto decoração está em pauta. De fácil aplicação e com bom custo benefício, o papel de parede pode ser o recurso perfeito para criar os mais diversos efeitos e adicionar personalidade na decoração. Invista!

5 visualizações

Siga-nos nas redes sociais

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2023 por Renova Consultoria. Orgulhosamente criado com Wix.com